Perfil do atendimento em alfabetização de jovens e adultos no estado de São Paulo

Sérgio Maria Haddad, Clara Di Pierro, Maria Virgínia de Freitas

Resumo


Relata conclusões de um estudo sobre a alfabetização de jovens e adultos no Estado de São Paulo, no período de 1988 a 1991. O atendimento revelou-se irrisório em face da demanda potencial por esse serviço educativo. As políticas educacionais nas esferas federal e estadual de governo refluíram. O atendimento na suplência de 1ª a 4ª séries do 1° grau teve modesto crescimento devido às esferas estadual e municipal de governo; as matríadas no ensino privado mantiveram-se estagnadas; a participação da sociedade civil, no aspecto quantitativo, é pouco significativa. Verificou-se uma tendência à superação das ações emergenciais que caracterizaram no passado as campanhas de alfabetização de adultos, com a incorporação de um conceito mais abrangente de educação básica. O rendimento escolar é muito baixo, ainda que se observe uma tendência de melhora dos indicadores de evasão e repetência. Conclui-se que os níveis de qualidade de ensino alcançados não atingiram ainda patamares razoáveis.

Abstract

The article presents the conclusions of a research on litteracy among youngsters andadults in the State of São Paulo, Brazil, carried out between 1988 and 1991. The study shows that although schoolplacement inprimmary education institutions for adults and the young had a moderate increase due to initiatives at the state and municipal governement leveis, there were not enough school places in ali tofulfil the potential demandfor this educational service. Both federal and state educational policies receded. Moreover, the enrolment rates in private schools remained stagnant, and the participation of civil Society in this área was, in quantitative terms, rather insignificant. The study also demonstrated a tendencyfor the abandonment of the palliative policies like the adult litteracy campaings made in the past, and the development of a more comprehensive concept of basic education. Although a tendency for a decline of the failure and school-leaving rates could be observed, academic achievement was Still very low. The study finally concludes hat the quality of the adult basic education has not asyet reached acceptable levels.

Résumé

L'article décrit les conclusions d'une étude au sujet de l'alphabétization des jeunes et des adultes dans l'État de São Paulo. L'assistance était insufisante face à là demande potentielle pour ce service éducatif. Les politiques educatives aux niveaux federal et provincial ont recullé. L 'assistance des adultes au niveau de l 'enseignement primaire a subi un acroissement modéré dû à l'action des gouvernements municipal et provincial; les immatriculations dans l 'enseignement prive sont restées figées; la participation de là société civil n 'est pas significative sur l 'aspect quantitatif. On a vérifié une tendence à là supération des actions urgentes qui ont caracterize jadis les campagnes d 'alphabétization des adultes, avec le dévelopement d'un concept plus ample d'éducation de base. Le rendement scolaire est três bas, malgré une tendence à là diminution des indicateurs d'évasion et répetence durant là période de 1988-1991. On peut conclure que là qualité d'enseignement n 'a pas atteint des niveaux acceptables.

Resumen

El artículo relata Ias conclusiones de una investigación relativa a là al/abetización de jóvenes y adultos en el Estado de São Paulo, Brasil, en el periodo 1988-1991. El atendimiento escolar se ha revelado insignificante frente a là demanda por ese servicio educativo. Las políticas educacionales de los gobiernos federal y estadual retrocedieron. El atendimiento a jóvenes y adultos en el nivel primário de instrucción tuvo modesto crescimiento en virtud de là acción de los gobiernos estadual y municipal; las matriculas en là ensenanza privada se han mantenido estables; Ia participación de là sociedad civil es poço significativa desde el punto de vista cuantitativo. Se haprobado una tendência a là superaciôn de las acciones emergenciales que caracíerizaron en el pasado las campanas de alfabetización de adultos, por medio del desarrollo de un concepto más amplio de ensenanza básica. El rendimiento escolar es muy bajo, aunque se observe una tendência de mejora en los indicadores de deserción y repetición. Se impone la conclusión de que là calidad de là ensenanza no alcanzó todavia niveles aceptables.

Palavras-chave


alfabetização de jovens e adultos; São Paulo; rendimento escolar; qualidade de ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1179

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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